A segunda maior cidade brasileira, o Rio de Janeiro tem suas qualidades inegáveis. Algumas praias bonitas e alguns bairros charmosos (quatro, na verdade), mas, sinceramente, passear por lá às vezes é um saco.
Não adianta dizer que o clima é fantástico e faz sol o ano todo. Eu acho isso um aborrecimento tremendo e tenho certeza de que muitos cariocas concordam. Calor 365 dias por ano é um saco. Frio 365 dias por ano também, mas não há nenhuma cidade assim no Brasil.
Na minha visão, o maior problema do Rio de Janeiro é o calor. Sério. Não sou determinista e não acredito que climas mais quentes deixem as pessoas mais moles. Acontece que no Rio, em dias quentes, 40% da cidade vai para a praia, 40% para o shopping e os outros 20% estão se deslocando da praia para o shopping. Sério, tanta praia e shopping não faz bem.
A cidade
Abandonada por seus habitantes mais abastados, a cidade do Rio de Janeiro vai se degradando aos poucos. A glória da única cidade americana a sediar um império europeu está praticamente ofuscada pelas tentativas de controlar o comércio ambulante.
O Paço Imperial é um lugar icônico no centro da cidade. A partir de lá é possível passear por várias ruelas dos tempos de colônia.
Infelizmente, o gênio que projetou a última reforma do local não achou relevante destacar os prédios coloniais e imperiais do Rio. Assim, a placa que está no local só indica a localização dos novos arranha-céus já manchados de urina há décadas.
As praças estão mal-cuidadas, muito abaixo do que se espera de uma metrópole. O Jardim Botânico é quase uma piada sem graça. As únicas áreas com boa estrutura ostentam grandes placas de empresas que pagaram pela obra. Detalhe, em sua maioria essas obras foram pagas com renúncia fiscal. Portanto quem pagou foi o Estado, não as empresas.
As praias
O problema da cidade são as praias. Nem são muitas e nem são grande coisa, mas todo carioca acha que são o máximo. Parece que ficar no sol coletando radiação UV é a coisa mais fantasticamente divertida do mundo.
Sinceramente, as praias de Florianópolis são bem mais bonitas sem tanto trânsito. É muito mais natureza com muito menos favelas.
A lagoa Rodrigo de Freitas e suas vizinhanças têm seus encantos, mas, sinceramente, o tráfego é uma bosta.
Barra da Tijuca
Um dos lugares mais bonitos do Rio de Janeiro, sem dúvida, é a Barra da Tijuca, mas o que se vê é a suburbanização de uma cidade que tinha vocação para metrópole. A Barra é o oposto de uma cidade.
Avenidas largas, espaços enormes e estacionamentos gratuitos por todo o lado. Isso parece mais uma cidade norte-americana do que uma brasileira. Muito bem senho Lúcio Costa, o senhor planejou uma não-cidade.
Em cidades as pessoas caminham, na Barra ninguém caminha. Quer dizer, só caminha na praia, que, por sinal, não tem nada de mais.
A parte bonita da Barra é a lagoa da Tijuca, aquela que 95% das pessoas atravessam correndo para chegar logo na praia depois de sair do shopping.
As favelas e a violência
A favelização do Rio chegou a um nível de excelência e institucionalização que levam a crer que apenas assim a cidade é possível.
A mesma cidade que permitiu o surgimento de colossais obras do descaso social como as favelas é um pré-requisito para que os coitadinhos favelado se virassem contra eles em um crescendo de violência interminável.
A violência no Rio nunca vai melhorar porque faz parte do espírito da cidade deixar a coisa acontecer. Só não pode mexer com a praia e com o shopping.
Conclusão
Não leve muito a sério esta coleção de idiossincrasias. Vá e conheça o Rio e tire suas próprias conclusões.
OBS: de tempos em tempos aparece algum comentarista mais mal-humorado por aqui e, geralmente, eu me limito a me divertir com suas diatribes. Mas em alguns casos vale a pena resgatar o que andam falando e discordar profundamente.
Vejam só esta pérola de comentário
“blog extremamente carioca, bairrista ao extremo.”
E este post é a resposta.









27/03/2009 at 7:24 pm #
Muito boom seu blog!! …, dá uma olhada nesta promoção, os caras do Submarino Viagens acabaram de soltar!! Os preços estão muito bons!
Descontos de até 30% em pacotes do Submarino Viagens.
Quem está pensando em embarcar para Miami, Nova Iorque e Orlando já pode contar com um grande incentivo. O Submarino Viagens está oferecendo em seu site pacotes turísticos com até 30% de desconto. As viagens podem ser encontradas a partir de US$ 727, com passagens aéreas das companhias TAM e Delta. A promoção é válida até terça-feira, dia 31 de março, e os passageiros devem embarcar até 31 de agosto deste ano, exceto entre os dias 26 junho e 31 de julho.
O link do site é: http://www.SubmarinoViagens.com.br
Abraços, Fê Ciocci.
30/03/2009 at 10:19 am #
ÊÊÊÊ , recalque paulista.
30/03/2009 at 10:54 am #
A violência no Rio nunca vai melhorar porque faz parte do espírito da cidade deixar a coisa acontecer. Só não pode mexer com a praia e com o shopping.
Essa frase é a resposta para todas as perguntas sobre o porque da violência no RIO.
Parabens
30/03/2009 at 11:29 am #
Se vocês acharam o Rio ruim………esperem até ir a São Paulo.
30/03/2009 at 12:28 pm #
Vir até o Rio e ir somente a Copacabana pegar um pequeno engarrafamento na Lagoa, ir ao centro da Cidade plena segunda-feira e ir a barra da tijuca pela entrada da sernanbetiba em frente ao posto da alvorada pq vc viu meia duzia de pessoas andando a pé vindo do ponto de onibus e chega a essas conclusoes absurdas. Sinceramente não faço ideia da onde vc mora, mas a sua viagem de pacote lhe sacaneou bastante. Pq vc nao pede a um carioca de verdade pra lhe mostrar o RJ. Ao inves de falar coisas sem propriedade. Nao ligo para o que vc disse porem rebato. Pois nao concordo com essa visao estreita.
30/03/2009 at 1:22 pm #
Sabe qual é o problema mais profundo do Rio? É que carioca nao viaja. Ele pensa que ja está na cidade turística do Brasil e entao o resto é Interior ou São Paulo. E não conhecendo outros lugares do Brasil, ele pensa como os seus avós: que o Rio é lindo e maravilhoso…!
Só que O país evoluiu! Mais pra melhor do que o Rio. EW assim continua pensando que ser carioca é ser O cara… Que toda aquela beleza é mérito dele.
Que nada. Tudo de belo que lá há, é obra da Grande Natureza, de Deus! E ha muito tempo que carioca deveria ter se acordado pra ver que não é possível ser O Cara gastanto seu tempo no bolicho, na praia, no shopping…
Amigos cariocas, parem de pensar que voce é mais esperto, porque isso é fácil se se está na própria cidade. Saia do Rio e vá conhecer outros lugares do Brasil.
30/03/2009 at 2:40 pm #
Bem, não sou daquelas cariocas orgulhosas de ser carioca, mas considero injusto alguns comentários.
Eu não fico da praia para o shopping.
Trabalho muito, e conheço milhões de cariocas que só podem ir a praia e shopping nos fins de semana.
A violência, assim como as belezas naturais considero isso bem pessoal, o Rio é uma cidade linda, com ciddãos de bem e hospitaleiros.
Mas lógico, há toda uma proposta de favelização e desmotivação da cultura em todo mundo!
Não suporto realmente o fato das favelas e as regalias dos favelados, que tem Tv a cabo de graça, agua de graça, eu pago os impostos dos impostores.
Há milhões de problemas desencandeados pela má organização urbana, seja mais sério, elabore melhor suas opniões, tem muita coisa verdadeira no que vc disse, mas sem embasamento de dados, isso aqui fica realmente parecendo recalque paulista!
abraços
30/03/2009 at 3:12 pm #
Morei no Rio por 2 anos, assim como morei em outras cidades do Brasil e no exterior. Sempre me adaptei facil e sempre fui muito imparcial em questão de opinião. Não estou nem aí pra disputa besta RJ vs. SP, mas uma coisa é certa: quem diz que o Rio é cidade maravilhosa PRECISA VIAJAR! O RJ pode até ter sido (e não duvido) cidade maravilhosa lá pelos anos 60 (no maximo), mas hoje em dia eu considero piada quando alguem diz isso.
Sei que isso irá incomodar alguns cariocas, mas como opinião pessoal… O RJ realmente é uma cidade bonita o que estragou a cidade é sem duvida o povo carioca.
Minha mulher é carioca assim com minha filha e alguns bons amigos, mas não tenho como negar que depois de ter vivido intensamente a cidade, conhecido gente de todas as classes sociais e tipos diferentes, não me resta duvida que o maior problema da cidade seja a mentalidade de usa população, a qual (exceto por uma pequena porcentagem)não é de confiança, só pensa em si mesma e principalmente… se puder ganhar alguma coisa passando a perna em vc, o carioca não pensará duas vezes mesmo sendo amigo, parente ou qq outra coisa. O pior de tudo é eles acharem isso super normal…
Repito! não falo de todos, claro que existe gente de bem, mas generalizando… o RJ é isso mesmo.
P.S.
“Malandro” não é um elogio…!
O cara que pega a mulher do amigo é malandro…
O que fura fila é malandro…
O que descola uma grana e nunca paga é malandro…
O que tira proveito dos amigos é malandro…
E muito carioca acha que “malandro” é um elogio, algo para se sentir orgulhoso…
Se malandro fosse honesto era chamado de esperto!
30/03/2009 at 3:30 pm #
Um paranaense falando.. 100000 x Santa catarina que o Rio, praias mais bonitas, menos poluidas, ta certo q tem q aguentar os argentinos… mas ate eles podem ser simpaticos, e no Rj ta cheio de gringo tb..
30/03/2009 at 6:05 pm #
Apenas não concordo com a pate em que carioca só fica no shoping e na praia, por que no resto 100%. Na minha opinião o Rio de Janeiro é uma ilusão da midia, eu sou do paraná, mas trabalhei no rio e sei que lá é o mais orendo pulgueiro sujo, violente, lugares nogentos, trânsito maluco e isso inclui o m2 mais caro do brasil, Copacabana deus me livre. Opinião de turista pra mim não vale nada quero ver o individuo trabalhar na cidade e entrar no seu ritimo de vida. O rio tem mais lugares feios do lugares que dizem ser “bonitos”, que eu considero normais.Daniel você disse duas coisas que eu pensava que só eu tinha essa opinião, Carioca acha que porque estão na porta de entrada do país acham que estão na melhor cidade turistica do país o resto é São paulo e interior, outro carioca tem que conhecer Floripa e saber o que são praias de verdade, mulheres lindas, baladas top ai eu quero ver.
Rio de janeiro “cidade maravilhosa” não sei por que…… se até os cariocas dizem que não.
30/03/2009 at 7:34 pm #
Ai ai ai… Se o Rio de Janeiro e os cariocas não estivessem incomodando vocês, ninguém estaria aqui postando nada…
E pra falar a verdade, porque vocês não largam do pc e vão dar uma caminhada na praia, jogar um volei na areia, beber com os amigos em um quiosque no calçadão? Pois é isso que estou indo fazer agora.
E antes que venham falar alguma coisa, acabei de chegar do trabalho.
30/03/2009 at 9:52 pm #
O pior do Brasil é o brasileiro.
30/03/2009 at 11:29 pm #
NÕ ESTOU AQUI PARA CONDENAR A OPINIÃO DE NINGUEM. SOU CARIOCA, CONHEÇO OUTRAS CIDADES E AINDA SIM ACHO MINHA CIDADE A MAIS BONITA. GOSTO NÃO SE DISCUTE. MAS DIZER Q O CARIOCA SÓ VIVE NA PRAIA E NO SHOPPING DE CARA TIRA TODA A CREDIBILIDADE DO SEU RELATO. CARIOCA TRABALHA. RIO DE JANEIRO NAO É SÓ SAMBA E BUNDA DE FORA. É INDUSTRIA. É COMERCIO. SE VC SE LIMITA A DIZER Q CARIOCA É VAGABUNDO PQ SÓ ANDOU PELA ZS E BARRA E DEIXOU DE CONHECER OS POLOS INDUSTRIAIS, ONDE CARIOCAS QUE MORAM EM TODOS OS CANTOS DO RIO, TRABALHAM MOSTRA QUE VC JÁ CHEGOU NO RIO DE JANEIRO COM VONTADE DE MALHAR. LAMENTÁVEL A SUA FALTA DE IMPARCIALIDADE E PRECONCEITO CONTRA O POVO CARIOCA.
OBS: lamentável é sua incapacidade de destravar a tecla CAPS LOCK
31/03/2009 at 8:15 am #
Quale Peixe… O Rio e malandragem sim… Foi a cidade que mais teve oportunidade e arrego dos governos posteriores… Para ter ideia… tudo arregalado no Rio sim senhor… se nao fosse a petrobras sustentando o Rio, tinha uma pa de nego vendendo coco gelado…
Ate os grandes times de futebol do Rio, entre eles o meu Vasco sao arregalados… nenhum tem um estadio descente como os dos times do Sul e Sao paulo. Cidades como Porto Alegre, belo Horizonte e Curitiba sao melhores sim. O povo deles e mais trabalhador e digo mais: Mais desenvolvidos e estudiosos que o nosso.
O Rio esta uma merda… essa e a grande verdade… E o fato que tem muito peixe dizendo que o Rio continua lindo, ou e mane, ou e Bahiano… porque pior que o Rio, so a Bahia mesmo…
31/03/2009 at 10:42 am #
desculpe meu caro, mas você têm o direto de pensar e falar o que quiser mas não de criticar o que não conhece.
Os “grandes sabios” são flexiveis e também transmitem opiniões bem expressas e sempre sugerem o que fazer ou fazem algo para contribuir não prejudicar.
31/03/2009 at 1:31 pm #
Voltei… Vou falar algo a mais pra tentar nao ser muito injusto.
Eu já estive nessa cidade várias vezes. E levando em conta depoimentos de amigos, eu acho que sempre tive muita sorte. Pois graças a Deus nunca me aconteceu algo grave no Rio. Tenho alguns amigos nativos. São cariocas bem bacanas mesmo. Honestidade intacta. Conheço Duque de Caixas, onde conheço pessoas trabalhadoras e com dignidade sim, Niterói… E a Zona Sul.
Mas uma coisa tem que ser dita: eu nunca vi em lugar algum uma concentração tão grande de pessoas ‘espertas’ ou que se acham ‘reis da cocada preta’… Está certo que Rio é uma cidade invadida pela imigração nordestina. Mas essa malandragem toda não parece ter vindo de lá, pois conheço também o Nordeste (menos Bahia).
O mais grave que me aconteceu foram dois episódios: um do taxita que quase me bateu, e xingou até a minha mãe porque eu perguntei a ele se o nao tinha troco de 2 reais. O outro, em um hotel, o Caxambu, na rua Correa Dutra… Um desastre. Mas, vai saber quando vamos cair em armadilhas? O café da manhã era algo que nao vou descrever aqui. Reclamei à funcionária, e ela então disse que lá era assim e que se eu nao gostasse, que fosse embora. Porque eu estava alí porque quis.
Certamente estou incomodado sim, os cariocas incomodam sim! Sorte deles que estamos incomodados. Porque se não nos incomodássemos, nós turistas não iríamos visitar o Rio. Iríamos para Fortaleza, Santa Catarina, Rios Grandes do Sul e do Norte… E assim o Rio estaria perdendo uma de suas principais fonte de riqueza. Está certo, Sr Carioca aí de cima?
31/03/2009 at 2:50 pm #
Ivan Carioca e o tipico da mentalidade citada… O “Rio e uma Maravilha” e tal… Quer falar de “sabios” pensando em bebados como o Chico Buarque ou charlatoes e mentirosos como Paulo Coelho… Sabios… Que sabios nada.. O Rio nao precisa de sabios.. O Rio precisa de exercito em morro e vergonha na cara… O Rio precisa descobrir dignidade social… De Governadores serios e prefeitos competentes… O Rio e um lixo… Socialmente falido… essa e a verdade… tem que ser dita.
Aonde estao teus sabios quando inocentes sao mortos com balas perdidas as tardes de domingo, malandro? -As balas que vem do trafico e o trafico que vem do morro, que so existe porque o mesmo jovem vai comprar para badalacoes de final de semana…
Cade teus sabios nas horas do arrastao, da violencia policial, da estudante morta por uma bolsa vazia?
O artigo esta correto sim… Muita praia e malandragem… so que malandro de verdade, nao e malandro… e esperto… e fica rico por trabalhar, estudar e educar a populacao… quer falar de limpeza e estrutura, faz como o Romario disse… va a Porto Alegre ou Curitiba… Aprende com os Sulistas, seu “Doutor” o que e cidade de verdade…
… Por que o Rio, e vergonha… menos carnaval… Mais suor…
01/04/2009 at 1:54 am #
Morei uns anos em Londres e recentemente voltei pro Brasil, depois de alguns meses aqui no Mato Grosso, minha terra natal, algumas amigas minha francesas vieram me visitar, e a primeira coisa que elas queriam conhecer era o Rio de Janeiro! Tenho 30 anos de idade, antes de fevereiro desse ano, nunca havia pisado no Rio, e posso lhe dizer que , se Deus permitir, e se nao houver nescessidade, nunca mais colocarei os pes no Rio! Concordo com voce em genero, numero e grau, o Rio, com o perdao da palavra, eh uma Bosta, uma imensa bosta que fede demais devido ao insuportavel calor que faz ai! Ta certo que aqui em Cuiaba, 40 graus e todo dia tambem, mas nao sei explicar o porque no Rio eu cheguei a passar mal de calor! E por ai vai, o Rio eh uma hipocrisia turistica criada para turista gringo, , um jogo de markleting imenso enganador, azar dos que acham aquilo uma maravilha, de certo nao conhecem oque realmente eh qualidade de vida!
01/04/2009 at 2:09 am #
AHNN CAMBADA DE RECALCADOS!!!
ONDE ESTA UMA DAS 7 MARAVILHAS DO MUNDO???
AS NOVELAS SAO FEITAS AQUI,PQ SERA???
JA VIAJEI PELO BRASIL TODO PRATICAMENTE,NAO TROCO MEU RIO POR NADA!!
A CIDADE MAIS MARAVILHOSA DE TODAS!!
E SABE DO Q MAIS?? VAI TODO MUNDO TOMA NO CUUUUU!!
01/04/2009 at 2:54 am #
Paulista recalcado no minimo em.
Em seu texto esta certo q voce disse coisas corretas. mas descordo da maioria das opnioes, em q vc baseia isso? Moro no rio a 24 anos, conheco todos os estados brasileiros. sim , todos. ja viajei praticamente o mundo e sim, o rio de janeiro continua sendo na minha opniao uma das cidades mais bonitas do mundo. Todos os estados tem os seus defeitos, como exemplo sao paulo, basta cair 10 minutos de chuva q a cidade para. aquele rio q corta praticamente a cidade. fala um pouco dele!
Existem tantas coisas ruins em são paulo q vc naum faz ideia. Carioca trabalha , estuda e tem tempo sim para ir a praia e shopping.
Alguns cariocas não viajam por achar q o rio é ponto turistico, concordo. é exatamente por isso q vcs vem de fora e ficam com mais raiva, pq nós vivemos em um ponto turistico.
Oq tem são paulo? Oq tem Minas? Parana? Amazonas? Não tem nada.
É isso . Rio de janeiro é e sempre sera uma bela cidade ,mesmo tendo milhares de problemas.
Abraço paulista recalcado. Quando vier no rio, me avisa. Eu te mostro o verdadeiro lado do rio.
01/04/2009 at 3:36 am #
Bem, eu sou carioca, nasci e cresci nos suburbios do Rio de Janeiro e em minha opinião, acho que certas citaões pegaram um pouco pesado de mais.
Não tenho orgulho dos problemas de minha cidade, pelo contrario, acho que eles existem e esta nas mãos de nós tentar reverte-los, mas este é um processo paulatino, pois não é de um dia para o outro que mudamos uma mentalidade social. Em contrapartida, muitos dos problemas citado, não são exclusividades dos cariocas, a violência é um deles, São Paulo é violento tanto quanto o Rio, Recife é muito violênto também, o problema que o Rio de Janeiro é estar sempre em evidência, pois como muitos disseram, realmente é um dos cartões postais do país. Sendo assim tudo que ocorre de violento aqui e pintado com vermelho muito mais vivo do que realmente aconteceu. Já perdi amigos, parentes entre outro vitimas da violência, mas acho que no pais inteiro pessoas devem ter perdido também, ou não ? Será que só no Rio existe bandidos, assaltantes, maniacos ?
Acho sim que a cidade perdeu um bastante de seu brilho, mas penso que este artigo foi feito de forma bastante superficial, é melhor o autor de uma proxima oportunidade tentar conhecer melhor o Rio de Janeiro. Não querendo defender de forma fanática e inconsciente a minha cidade, até porque eu moro no suburbio do Rio e a violência infelizmente acaba sendo uma constante, mas não tão abusurdamente como é citado aqui, o normal para uma cidade de grande porte dentro do nosso país com politicas de segurança ilusórias.
Não é porque eu sou carioca que eu ofenderei meus compatriotas de maneira como muitos aqui estão ofendendo a mim. Não seria capaz de chamar um Cearense de desnutrido por exemplo ou um Baiano de preguiçoso, um paulistano de escroto e por ai vai. Acho que o Rio não é a “Cidade Maravilhosa” que muitos queriam ver, Acho que a “Cidade Maravilhosa” mora nos olhos de cada um. Bem eu particular mente gosto de minha cidade, embora todos os problemas e acho que “exercito no morro” não é a solução, alguém aqui gostaria de ter novamente uma ditadura ? espero que não. A solução esta nas salas de aula e no voto do cidadão. Enquanto os Pilares da ética e da moralidade de nosso país estiverem corroidos, podem aguardar por muitos e muitos “malandros” por ai e não só cariocas.
Bem finalizando, quero expressar que minha cidade tem sim muitos sábios e intelectuais e não somente bebados e malandros. E muito complicado falar sobre intelectualidade e sabedoria, muitas vezes as pessoas julgam o “sábio” baseado em esterótipos elitistas, mas saiba que por exemplo Montesquieu era um alcoolatra e foi responsavel por uma das mais influentes obras do direito moderno, Nietzsche tinha problemas com alcool e incontextavel seu brilhantismo…então porque meus poetas sambistas não podem tomar uma ceverjinha com a rapaziada no fim de semana…
Bem, muito obrigado a todos e saudações a esse povo tão unico quanto o do nosso brasil !
01/04/2009 at 6:59 am #
Lamentavel a opinião de ROBERTO_NZ, critica o Rio de Janeiro, Chico Buarque e Paulo Coelho…
por que esse ódio?
Lembrando que uma emissora de televisão é altamente fordista ela existi especificamente para lucrar e um dos melhores alvos para esse objetivo é a cidade MARAVILHOSA, qualquer que seja o fato ocorrido terá repercusão elevada em relação as outras cidades do Brasil, mesmo que não seja verdade, mas a mídia diz que é, para tornar a noticia mais atraente, e a consequencia disso meu caro “MARCUS”, é essa idéia que você expressou acima: “Idéia superficial”
repito para quem criou o artigo e para os que concordam:
“vcs têm o direito de pensar e falar o que quiser mas não de criticar o que não conhece”
politico corrupto existe no Brasil inteiro não só no Rio como foi dito pelo “ROBERTO_NZ”,
ROBERTO_NZ,
“O BRASIL PRECISA DE GOVERNADORES SÉRIOS, NÃO SÓ O RIO COMO VC DISSE.”
lamentavel a critica de vcs, tenham pelo menos a flexibilidade de entender a verdade ou critiquem, mas lembrem-se que criticando vcs não ajudam em nada!
01/04/2009 at 8:55 am #
Concordo com muita coisa que está no seu post. Mas dizer q “deixar acontecer” é coisa de carioca pode parecer preconceito ou perseguição. Isso na verdade é coisa de brasileiro. Não de todos, mas da essência. Se tem churrasco e pagode (samba, funk, forró. Depende do lugar) tá muito bom.
O Rio é sim a metrópole mais bonita do Brasil, pq concorre com Belo Horizonte e São Paulo que convenhamos, não tem nada, e com Curitiba q é maravilhosa, mas sem belezas naturais.
Aqui as pessoas moram em favelas pq tem pena de deixar a cidade. Muitos vem de fora e não encontram oportunidade. Preferem ficar.
O Rio é ainda a Cidade Maravilhosa porque ganhou esse título quando realmente merecia. Como não tem nenhuma outra q faça por merecer continua sendo aqui.
Abração.
01/04/2009 at 9:26 am #
Quando morava no Brasil viajava ao menos uma vez por semana ao Rio, a trabalho.
Já em Campos começava o mau estar (fazia o trajeto Vitória/Rio) e quando começava a desce a Ponte Rio/Niterói já estava para morrer. A impressão que o Rio me dava era de uma cidade pósapocalíptica, cosendo sobre um sol abrasador, com uma população esprimida e infeliz… exceto é claro quando eu ía para a Praia.
Ah! O calçadão de Copacabana, as mulheres lindas, a alegria desenfreada e despreocupada.
Também os Shoppings, os barzinhos, os cinemas (que na época só existia em um Shoppng de Vitória) abundantes, o teatro “global”… tudo isto me fazia feliz no Rio.
Na verdade era como ir para o Saara para aproveitar um Oásis no meio do deserto. Não importa muito todo o inferno que me cercava quando eu estava me deleitando naquela pequena área de paraíso.
O seu texto me fez perceber que isto é um sentimento geral. Uma situação em que pagam caro para ter algo de graça.
01/04/2009 at 9:59 am #
Realmente, o culpado pela favelização e violência é o povo carioca.
O povo carioca que elegeu o senhor LEONEL BRIZOLA, gaúcho, que em sua política populista e rabo preso aos traficantes, abriu o rabo pro processo iminente de favelização, que até então existia, mas de maneira muito mais controlada.
E não sei o motivo pra reclamar de favelas no Rio, a unica diferença é que aqui nao existe a periferia, a favela está incrustada entre os bairros. Diferente de São Paulo por exemplo, que é uma cidade rodeada por favelas, lá é periferia. Violencia acontece lá, tanto ou até mais que cá. Apenas fica escondida, afinal ninguém quer saber o que acontece com os pobres, no rio somos obrigados a saber, já que, infelizmente, a favelização foi liberada, aceita e continua aumentando.
01/04/2009 at 11:53 am #
ah, vai chupar um canavial de rola!!
OBS: pelo menos essa xingação é engraçada
01/04/2009 at 1:16 pm #
AHHH NERD
01/04/2009 at 1:29 pm #
Boa mesmo são as praias de SP, e o cara compara Floripa com Rio???
lá é uma zona…
01/04/2009 at 2:09 pm #
Pow bom mesmo é tomar banho no rio tiete,ficar o dia todo no engarrafamento,pega chuva o ano inteiro e cheirar fumaça de automóvel!
Viva o Rio…deve ter algum motiva pra isso aqui ser chamado de cidade maravilhosa!
01/04/2009 at 2:31 pm #
Pow kra, tu veio ao rio e só foi em shopping e praias?! eu sou carioca e sinceramente, naum me lembro a ultima vez q fui a praia!!! vc veio aqui e pelo jeito só fez passeiozinhos bobos para turistas neh?! bom, naum se vc viu algo mais, mas como naum comentou percebe-se q vc perdeu a Lapa, as Boates, as Micaretas, entre diversas outras coisas e siceramente, o calor naum eh problema algum!! te permite fazer o q quiser, diferente de chuva!
01/04/2009 at 2:44 pm #
O autor conhece São Paulo? não? a ta, entendi
01/04/2009 at 3:47 pm #
Eh amigo,
Ou o senhor reside no Tahiti ou em Washington..
01/04/2009 at 3:57 pm #
Gostaria de pedir a todos que concordam com essas baboseiras, se não vieram ainda ao Rio, por favor não venham, e se já vieram, por favor não voltem. Preferimos curtir a nossa praia, nossa cerveja, nossas mulheres incomparáveis e nosso calor de 40º, que é o combustível disso tudo, sem esses raulis despeitados enchendo o saco. O resto, tráfico, bandidagem e corrupção, tem em qq lugar. Ou não?
01/04/2009 at 4:07 pm #
O Rio não está resumido a praias e shoppings, ou você conhece muito pouco ou quis falar só do que você não gosta para criticar no geral.
Dizer que o Jardim Botânico não tem graça é sacanagem, você foi la com intuito de se divertir como se diverte em alguma festa ou você nunca foi???? Não falou da Floresta da Tijuca, do Maracanã, das Paineiras, do Cristo Redentor, do bondinho de Santa Tereza, do bondinho do Pão de Açucar, pontos turísticos que estão disponíveis o ano todo. Tirando o carnaval que transborda a cidade de blocos de rua tem a mais bonita festa realizada pelas escolas de samba na apoteose.
Abraços !
01/04/2009 at 4:12 pm #
Quanto recalque!!! Meu Deeeeus!
01/04/2009 at 4:45 pm #
“Kevin
Gostaria de pedir a todos que concordam com essas baboseiras, se não vieram ainda ao Rio, por favor não venham, e se já vieram, por favor não voltem. Preferimos curtir a nossa praia, nossa cerveja, nossas mulheres incomparáveis e nosso calor de 40º, que é o combustível disso tudo, sem esses raulis despeitados enchendo o saco. O resto, tráfico, bandidagem e corrupção, tem em qq lugar. Ou não?”
O cara exemplificou tudo que foi criticado no Rio de Janeiro, o calor, o egocentrismo e o “espírito da cidade deixar a coisa acontecer. Só não pode mexer com a praia e com o shopping”
Moro no Amazonas e tambem achei o Rio decepcionante (não que o Manaus seja melhor, pq não é, a não ser que você vá pela natureza), mil vezes Santa Catarina, Fortaleza e Rio Grande do Sul, com praias mais bonitas, gente mais amigavel e pontos turisticos melhores.
01/04/2009 at 5:19 pm #
Que jumento. Não entende nada de Rio de Janeiro e ainda por cima é invejoso. Recalcado!
01/04/2009 at 5:39 pm #
Só tenho uma coisa a dizer…
FLAME WAR!!!
01/04/2009 at 6:23 pm #
só pode ser um paulista
01/04/2009 at 6:50 pm #
vc é gordo e nerd.
N vai achar graça mesmo
e tem muita coisa alem de praia e shopping. É so procurar.
01/04/2009 at 7:00 pm #
O rapá, vc tá maluco? Na moral, vc enlouqueceu1 Se verme!
Morei na Zona Sul, minha família é de Petrópolis, hoje eu estou na Zona Oeste da cidade, no recreio. Minha namorada mora em Bangu. Estou em todos os pontos do Rio, seu botafoguense. Conheço tudo aqui. Até os Senadores desfrutam do Rio. Adoram as mulatas dos morros daqui!
Pare de falar assim do Rio!
Filho da puta!< --Vai se fuder, viado1 Vc deve ter levado muito “toco’ das cariocas…. rsrsrs!OBS: coment editado pelo dono da baiuca
01/04/2009 at 7:45 pm #
Pessoal, alguns esclarecimentos:
- todo o texto se baseia em opinião pessoal. Concorde ou discorde, é seu direito, ok?
- todos que falaram da minha mãe terão seus comentários deletados ou editados para parecer que são botafoguenses.
- a melhor forma de concordar ou discordar é avaliando por si próprio. Vá até o Rio e veja se gosta. Tem coisas no Rio que eu gosto, outras não.
- e sim, eu sei q os cariocas fazem algo além de ir para a praia e shopping, mas não é por livre e espontânea vontade.
01/04/2009 at 8:53 pm #
Este blogueiro vai ao Rio, uma cidade que recebe a maior parte do turismo internacional, vê um monte de gente nas praias, e conclue, que “todos são cariocas e saem de lá para os shoppings”. Misturando a visão escrota paulista com um recalque invejável. Chamar o Jardim Botânico de chinfrim é de uma mulice sem fim. Um parque que é visitado por pesquisadores de todo o mundo pela sua variedade e cuidado. Além do mais o recalcado não deve ter encarado a Floresta da Tijuca, Pedra de Guaratiba, Prainha, e outros lugares procurando se concentrar no Shopping Rio Sul e Copacabana. Ipanema e Copacaba têm charme. E recalcados só enxergam charme no brilho de suas privadas.
01/04/2009 at 9:37 pm #
por que será que a organizadores da copa do mundo de 2014 definiram automaticamente a final da copa no “MARACA..” que por sinal é na “CIDADE MARAVILHOSA”
OBS: Murumbi não adianta nem reformas milionárias, pois o mesmo foi reprovada e descartada a hipotese de qualquer jogo.
Paulista se fode aiiii
Se quiser assistir a final me contate, mas vem sem mulher pois é bem provavel que o “malandro” te tome.
01/04/2009 at 11:35 pm #
Cidade maravilhosa onde? para com isso cidade ridícula… suja, toda pixada… apenas os pontos turisticos são limpos… coisa pra ingles ver so isso… so tem bandido, povo corrupto, falso, folgado e ignorante… acham as praias as melhores do mundo…kkkkkk o esgoto da cidade é jogado na praia e acham que a distancia de onde são jogados não interfere… o problema é que a ignorancia do carioca não faz ele entender que a merda vai pra praia… resumindo, os cariocas se acham tão bons que deveriam construir um muro de uns 30 metros de altura cercando toda a cidade… com isso poderiamos encher de agua até a tampa…
01/04/2009 at 11:55 pm #
Me digam:
Qual a cidade que possui mais eventos culturais? RJ ou SP?
Tá na cara que é SP, é só comparar guias de programação que lá já dá um banho (superando toda aquela agua do mar do litoral carioca) nos eventos realizados no rj.
obs.:nao sou paulista
02/04/2009 at 1:54 am #
Adoro ler esses comentários de pessoas que acham que vão mudar a opinião do autor.
Sou carioca, concordo com a desvalorização de toda a história, mas discordo com a parte que fala da Barra. Se eu quero passear, vou pro Leblon, se quero praia, vou pra Barra. Moro na baixada e vou pra Zona Sul todo dia. Você não tem noção de o que é um lugar ruim. ashuisahuasishauisahsiauhasui
Enfim, sem violência a cidade não viveria? Creio que não. Penso que sem a ignorancia e o contraste entre “regiões” do RJ a cidade realmente não viveria. Pobre que vai pra Zona Sul acha que aquilo é primeiro mundo e põe a bola lá encima. Rico que mora em frente a valão diz que o valão tem história, que a rua é famosa e que a diversidade da fauna que o valão proporciona faz tudo valer a pena.
Eventos culturais? Faça-me um favor, eventos “culturais” vão aonde tem mais gente e dinheiro pra rolar. Isso é um pouco mais fácil de achar no maior estado do país, não concorda?
02/04/2009 at 2:21 am #
Eita… Esse KEVIN…
O mais abominável representante da marginalia coletiva que detona aquela cidade! Com um caroço de pêssego no lugar do ‘celebro’ você certamente nunca foi além da baixada… Me diz onde é que tem tanto bandido, traficante e gente mal-educada quanto no RIO DE JANEIRO – CIDADE MARAVILHOSA!?!?
Sim!! Em todo canto tem essa praga maldita! Mas um, dois… Pra cada CENTENA no RIO!
02/04/2009 at 4:57 am #
Longe de mim mudar a opinião de alguém e espero que as pessoas entendam que isso não faz a menor diferença pra mim. Mas como fiz questão de ler todos os posts, me sinto na obrigação de deixar minha sincera opinião.
Sou carioca(ihhhh! Calma, brazucada!) e tenho vinte e poucos anos. Já tive algumas oportunidades de viajar pelo nosso Brasil e por outros lugares do mundo. Gosto muito de viagens. Nelas vejo que existem coisas especiais em qualquer lugar. Coisas que só esses lugares tem a ensinar.
Nascido e criado no Rio, obviamente consigo perceber a grandeza dessa cidade. Grandezas que o turista não vê e que o Estado não mostra. E que estão nas pequenas sutilezas. Posso até chamar essa habilidade de “olhar clínico” que só conseguimos usar em lugares ou pessoas que conhecemos em sua essência.
Existem milhares de milhões de lugares que ainda não visitei. Não querendo justificar ou normalizar algo, mas posso afirmar, por experiência própria, que os grandes problemas que o Rio sofre são facilmente encontrados em qualquer grande metrópole ao redor do globo. Claro que com uma mudança estratégica ou cultural aqui e ali, mas sempre são os problemas de violência, pobreza e etc.
Acredito nas pessoas que falam que o Rio é superestimado. Não que eu acredite que ele seja, mas acredito na opinião dessas pessoas. Tenho muitos amigos cariocas que são filhos de cariocas e odeiam a cidade! Tenho amigos que odeiam praia, odeiam carnaval e odeiam até CARIOCAS! Esses sujeitos poderiam até ser chamados de não-cariocas, mas são! E são grandes amigos meus. Nunca saberei explicar, mas, por um motivo ou por outro, eles odeiam o Rio como muitas outras pessoas pelo mundo também odeiam. Não sou estagiário de Dalai Lama e também odeio alguns lugares. Mas se já fui àlgum lugar e não gostei, também posso afirmar que nunca fiz tanto anti-marketing como é feito pro Rio. Outra coisa que nunca vou entender também. É cearense contra paraense, carioca contra paulista, brasileiro contra argentino, etc.
Finalizando:
“Já fui assaltado na Big Apple por um russo(o sotaque era kossaco com certeza!). Já fui assaltado no Rio. Já perdi as contas do tempo que perdi no caos paulistano e na distância cultural entre as classes. Curitiba cidade ecológica? E etc etc etc e mais Brasil…”.
Poderia ter dito isso tudo pra poder me equiparar no poderio bélico usado na maioria dos posts acima e no blog, mas não vou fazê-lo.
Problemas existem em todo lugar! Gente pilantra tem em todo lugar! Cidades ruins tem em todo lugar! E aguardo o detalhamento de outras cidades brasileiras, se possível até, a cidade natal do blogueiro.
02/04/2009 at 11:45 am #
fedor de paulista recalcado detectado!
e olha que sou de minas!
02/04/2009 at 3:11 pm #
O RIO É LIIIIIIIINDO
OS CARIOCAS SÃO LIIIIIINDOS
02/04/2009 at 7:01 pm #
Ola Bender!!
Vim visitar o seu blog! faz tempo… a última vez foi qdo escrevi a história do RioXcuiabá de busum!! lembra?
Vai fazer alguma outra promoção? quem sabe fico inspirada pra escrever outra história!
abs…..Roberta
02/04/2009 at 7:02 pm #
Pq ta tachado????
02/04/2009 at 11:08 pm #
Ok… One punk por vez…
Nos estamos falando do Rio de Janeiro. Cidade. Isso apenas e aplicado aos Fluminenses.
- Nao estamos falando do Brasil.
- Nao estamos falando de Sao Paulo.
- Nao estamos falando do sul, do Nordeste ou de Brasilia.
* Estamos falando da cidade do Rio de Janeiro.
1. Bruna – O Rio de Janeiro (cidade ou estado nao foi votada uma das sete Maravilhas do Mundo). A estatua do Cristo redentor foi. Por representar o Brasil (no olhos do exterior), eu e outros milhares de Brasileiros votamos no Cristo. Por ser Brasileiros. Eu, como arquiteto, nao considero o Cristo redentor uma das maravilhas do mundo. Nao foi nem trabalhoso (comparada com tantas outras obras de engenharia) para nos Brasileiros, isso e incrivel. Eu, pessoalmente acho a Torre Eifel mais bonita. A cidade de Petra, a Grande muralha da China, o Partenon, As piramides e ate o Coliseum mais bonitos e trabalhosos (e por sinal conheco a todas essas obras pessoalmente). Entao, para de besteira por que o Cristo redentor nem foi construido ou montado por Cariocas. Vai ler antes de argumentar. E outra… Ja viajou pelo Brasil todo? Mentirosa! – As novelas sao feitas ai por que e conveniente de vender ao pobre uma ilusao que nao existe. As novelas, um opio de dominacao das mentes ignorantes afeta tanto o Carioca como o resto. Nao se orgulhe por fornecer novelas, orgulhe-se quando tiver as taxas de moralidade e criminalidade ao minimo.
2. Rafael – Se voce se referiu a mim, esta errado. Nao sou Paulista. Nao tenho nada contra pelo Rio de Janeiro, seja isso odio ou inveja. Eu tenho e vergonha. Como qualquer Brasileiro que tem vergonha de falar de Racismo no sul do Brasil, da fome em seca no Nordeste, da corrupcao de Brasilia e da poluicao de Sao Paulo; Eu tenho vergonha do Rio, por ter tomado tanto tempo e tanta verba federal e nao ser capaz de se desenvolver a niveis mais alto. Por nao ter atingido um nivel social consideravel e por carregar taxas de pobreza, violencia e desigualdades tao altos. – Novamente: – Nao estamos falando de nenhum lugar a nao ser o Rio de janeiro. mantenha-se no topico. – Ja viajou pelo mundo todo e acha o Rio umas das cidades mais bonitas… Outro mentiroso!
Praga e mais bonito, Paris e mais bonita, Auckland e mais bonita, Sydney e mais bonita, Cape Town e mais bonita… outra vez… mentiroso!
02/04/2009 at 11:21 pm #
Marcus – Contra voce eu nao tenho nada… falou racionalmente… Bem dito. falou como um morador do Rio deveria… sabe que a cidade tem problemas… voce e uma pessoa conciente. Prazer!
Ivan “Carioca” – A Cidade maravilhosa nao existe mais. Isso foi antes da ditadura. Isso foi no tempo que o Rio de Janeiro tinha futuro. Se o futuro do Rio e pessoas com a mentalidade de voce, a Bruna e o Rafael… Enta estou correto em todos os meus argumentos. O Rio de Janeiro nao e maravilhoso. Poderia ter sido. poderia ate se tornar… mas hoje nao e…
Ivan. Eu conheco o Rio de Janeiro, ate melhor do que muitos cariocas. Tenho familia na Urca e Laranjeiras. passei bons tempos no Rio. Nunca fui assaltado. Vi gente ser, mas de repente, por causa do meu tamanho, os chamados “malandros” nao tentaram. nao e a questao. Minhas esperiencias no Rio nao sao ruins. Minha visa critica do Rio por outro lado ve uma cidade em ruinas e com uma popularidade maior do que devia. para reinforcar os meus argumentos, ache os dados na tua secretaria de Turismo de quantos turistas “voltam” ao Rio.
Minha Critica e construtiva… Nao e quanto a cidade, que e apenas um ponto no mapa, mas as pessoas que vivem no Rio com mentalidade de Disneylandia. Se o Rio voce bonito, peixe… Voce saia na rua com relogio de ouro… deixava porta de carro aberta, vidro abaixado… como acontece em muita cidades do planeta… Ainda bem que voce nao disse ter viajado o mundo todo tambem… se nao ia ser o terceiro Carioca mentirosa da lista… se salvou, parceiro…
02/04/2009 at 11:41 pm #
Daniel Ribeiro -Entendo seus pontos. Curitiba nao e grande como o Rio, mas e melhor estruturada como cidade e mais desenvolvida e equilibrada em urbanizacao. O sistema de transporte coletivo de Porto Alegre e Curitiba por exemplo, foram copiados em Dresden e Paris. Ja a tua linha vermelha…
Cidade Maravilhosa foi um titulo dado ao Rio praticamente por Cariocas. Os turistas ja nao concordam mais. nem muitos Brasileiros. Eu desejo tudo de bom ao Rio, principalmente, concientizacao social…
Rodrigo Pacheco – leonel Brizola foi o unico Governador que fez algo pelas favelas de voces. deu escola a filhos de papeleiros e tambem foi o mais internacionalmente famoso. Voce disse uma besteira, cabeca…
Nelson – Concordo com que disse que as praias de Florianopolis sao mais bonitas, mais limpas e com mulheres mais gatas… Nunca uma Carioca vai ser mais bonita que uma Gaucha. Tanto e que a Xuxa e a Dona da Lagoa Rodrigo de Freitas ate hoje… (:
VOU PARA POR AQUI: Minha conclusao… O Rio de Janeiro incontestavelmente foi uma cidade maravilhosa quase utopica para muitos. Uma ideia de Disneylandia tropical na mente Americana que desejavam um paralelo diferente da urbanizacao das grandes metropolis do hemisferio norte. desde os anos 50, a ideia do Rio se transferiu para Paris e somente os habitantes locais (Fluminenses) nao perceberam que o mundo mudou, Brasilia foi construida e outras cidades Brasileiras (apesar de nao serem privilegiadas economicamente, ecologicamante e logisticamente como o Rio) diminuiram a diferenca. O Rio, nao e mais desejo de consumo para ninguem que realmente saiu de seu estado. O Rio, nao e mais exemplo arquitetonico. O Rio, nao e mais o centro de cultura da nacao. Foi, nao e mais.
Porque? O Fluminense nao desenvolveu em conjunto. Alguns Cariocas melhoraram, outros nem tanto e alguns pioraram… mas vivento em um estado pequeno de praticamente uma cidade so, o sistema Carioca faliu e a co-existencia entre as classes sociais em vez de diminuir aumentou. Voces sabem as consequencias… se ve todo o dia… a nao ser pela Bruna que ainda ve novela…
Eu, nao moro no Brasil, mas quando vou, nem penso mais no Rio. Antes pensava. Agora, nao recomendo. Recomendo outras cidades Brasileira mas nao o Rio… A questao e… Porque nao?
05/04/2009 at 11:03 am #
Faltou sensibilidade!! Estou aguardando o post sobre como Paris é horrível pq seu metrô é imundo e os franceses perdem muito tempo nos cafés da cidade. rsrs
06/04/2009 at 12:10 am #
PO… Comparar Paris com o Rio e que nem comparar Ferrari com Fusca… Chico Buarque nao e Proust, malandro… (:
14/04/2009 at 4:47 am #
“A violência no Rio nunca vai melhorar porque faz parte do espírito da cidade deixar a coisa acontecer. Só não pode mexer com a praia e com o shopping.”
HAHAHAAHAHAH FATO INEGÁVEL! E olha que mexem com a praia! Na maioria das vezes está cheia de lixo nas areias.
Sou carioca, moro aqui desde que nasci e concordo 100% com tudo que foi escrito nesse artigo. Não é só porque vivo aqui que devo agir como uma ignorante boçal e fechar os olhos para a realidade.
Adorei o blog e parabéns!
15/04/2009 at 7:02 pm #
Adorei seu blog!!!!
Queria deixar uma dica pra quem tem twitter. Estão fazendo um concurso cultural que concorre a uma viagem para Salvador. Se te interessar aqui está o link http://www.submarinoviagens.com.br/Viagens/promocao-twitter.aspx
Abs,
24/04/2009 at 12:45 am #
Roberto_NZ, vc escreve bem, pena que vc não aproveita este dom para escrever coisas boas, positivas e sem preconceito. Ah, sobre o Brizola ficou claro que vc não conhece política e história. Escolheu o blog certo…parabéns.
24/04/2009 at 5:11 pm #
o q vcs não entendem e que o rio de janeiro não foi feito pra turista brasileiro!!! e sim para estranjeiros tudo aki de melhor se concentra na zona sul e barra com altos preços de hospedagem ir ao pão de açucar custa 30,00 reais por pessoa ou seja não foi feito pra brasileiro!!!
o que resta são os cariocas sem dinheiro que mora no subrubio e os que querem estar perto da riqueza e se espremem em favelas!!!
27/04/2009 at 8:06 pm #
oi Bender!
Roberta
Só hoje vi sua resposta! o que está tachado? a fonte…. dá uma olhada nas últimas msgs postadas… e na caixa para comentários…
Abs…
28/04/2009 at 1:00 pm #
esse blog é um lixo
o dono nao sabe oq fala.
deve ser paulista o coitado
09/05/2009 at 1:38 pm #
Roberto_NZ
Faltou sensibilidade a ti tb! rs
Não houve comparação entre as cidades, apenas utilizei Paris para mostrar como os critérios utilizados para definir o Rio são reducionistas. Mas está valendo, não deixa de ser um ponto de vista.:)
26/05/2009 at 10:14 pm #
É impressionante como carioca não pode ver nenhum comentário que não seja positivo sobre sua cidade que já vai achando que é um paulista falando.
Nessa guerrinha besta de cidade ninguém ganha. Estamos todos no mesmo saco (de lixo).
11/06/2009 at 12:25 am #
Sou de Salvador e tenho que concordar com os que acham o rio um lugar horrivel. Acho que as criticas foram em sua maior parte contundentes, bem fundamentadas e nao com o objetivo infantil de denegrir a cidade. Mas como o proprio “Kevin” e a “Bruna” reagiram da forma ja citada pelos foristas, como sendo o jeito natural do carioca, nao resta outra opcao a nao ser concluir que o rio so vale a pena para eles: os cariocas. Um povo naturalmente “malandro”, que nao viaja, estuda pouco, e tem tendencias naturais a uma vida sem etica ou mesmo criminosa. Ja fui no rio e vi uma senhora ser assaltada na porta do hotel onde eu estava. Mas os cariocas dizem que a violencia esta em qualquer lugar, como argumento de defesa! Vejam que brilhante conclusao! E obvio que a violencia esta em todos os lugares, mas nao nas proporcoes do rio, que talvez sejam bem maiores que os ja absurdos dados estatisticos divulgados!
Favelas cobrem, quase toda a cidade, de forma a nao dar a possibilidade de um cidadao de bem se manter longe dos marginais! Cheiro de urina nas ruas! Balas perdidas, que ao menos servem para manter os servicos de funerarias, hospitais, medicamentos, armas e municao e cadeira de rodas. Favelas e mais favelas! Pobreza ou miseria nao sei dizer. E ainda por cima o Funk!
Realmente falta muita coisa pra que essa cidade seja “feia”. Talvez os sabios do rio sejam o mc creu e a mulher melancia! Ainda por cima dizem que sao os precursores da bossa nova, quando na verdade, quem curte esse estilo musical sabe muito bem que foram os baianos Joao Gilberto e Dorival Caymi seus precurssores, em que Caymi depois foi mais pro lado da mpb. O rio e uma cidade infestada de marginais, como nenhuma outra no pais! E claro que em Londres, Chicago, Florianopolis, Porto Alegre, Recife, Salvador ou Macapa existe violencia! Em qualquer lugar, e quanto mais gente junta numa area, espera-se maior taxa de crimes, mas o exagero do rio transcende o nivel normal de uma guerra, que dira de um estado de civilidade!
Nao percam seu tempo indo ao rio! Ate porque vcs podem nao voltar de la! As balas perdidas nao tem data marcada para encontrar ninguem, o que faz o lema de todo carioca ser o CARPE DIEM.
05/07/2009 at 11:06 pm #
Ia me inscrever no Feed e estava levando em consideraçao seus posts sobre a Europa, quando achei esse post sobre a minha cidade.
Nao sei de onde vc é… mas, se vc mora no Brasil, me desculpe. Ja conheci o Brasil inteiro, e nada, nenhuma cidade se compara ao Rio de Janeiro, em termos de beleza, de clima, de recepçao, de cidade boa de dar um passeio. Pra onde vc olha, vê natureza, vê favela, sim, mas vê tb vistas maravilhosas e pessoas animadas e felizes.
Sem dúvida, vc acaba de perder a mim, como blogueira que ia se inscrever no seu FEED, assim como mtooooos outras pessoas que deixarao de recomendar seu blog por essa opiniao ridicula, infame e sem nenhum (NENHUM!) fundamento.
Vc deveria se arrepender desse post. Mas, nao recomendo que vc volte ao Rio para se arrepender. Fique ai, onde quer q vc esteja… nada pior do que um recalcado no lugar q lhe pertence.
Sem ofensas, mas esse post chega a me doer. E eu , q ia escrever apenas uma linha, acabei me prolongando..
15/07/2009 at 1:16 pm #
Eta… aposto q é paulista…rara
Td bem q o RJ é violento, mas ja morei em varios outros estados (inclusive São Paulo) e sao violentos igualmente tah, infelismente isso é inveja, o Rio é o melhor lugar do Brasil, não vou falar do mundo pq nunca sai do Brasil, mas td bem, se eu não morasse no Rio e não fosse carica da gema, iria agir q nem vc hahah
16/08/2009 at 4:39 pm #
infelizmente a verdade doi…
28/10/2009 at 12:48 am #
Desculpe, vc deve ser muito amargurado. Não achar que o Rio tem muitas maravilhas. Todos os lugares tem lugares bons e ruins ( Paris tá inclusa ). Não fui lá mais conheço pessoas que foram e me falaram dos lugares feios e bonitos que viram, a lugares bem violentos também. Que não é preciso ir lá para saber,passou recentemente na TV. Aqui temos problemas que toda grande metrópole tem. Cite um estado que tenha tantas maravilhas proximas uma das outras como o Rio. Vc foi na Urca, Pão de açúcar, Grumari, Floresta da tijuca, Aterro do Flamengo, Maracanã, teatro municipal, Biblioteca nacional, forte de copacabana, Paineiras, Parque da pedra Branca, Paquetá, Museu Conde de Linhares, Forte São Vicente, Arpoador, Pedra Bonita, Praia de São Conrado, Lapa, Engenhão, Leme, Copacabana, Ipanema, Leblon, Lagoa de dia e noite, Museu Imperial, Casa de Santos Dumont, Zoológico e quinta da Boa vista, Praia da Reserva, Recreio. Passeio de Escuna pela orla, Museu do MAM, Candelária, Trenzinho do Cristo, Cristo Redentor, Enseada de Botafogo, Marina da Gloria, Prainha, Jardim botânico, passeios culturais de barco pela Baia de guanabara, Vista Chinesa, Alto da Boavista e tem mais que eu não me lembro agora. Por isso que o Rio é Maravilhoso. Me desculpe vc nõ conheceu bem o Rio. Quando quiser vir serei seu guia aí quem sabe mudará sua opnião, Mais venha sem amargura porque assim nenhum lugar a não ser a Bahia ( Que por sinal é linda mas também te seus defeitos ) será bom e bonito. Um abraço e seja bem vindo.
13/11/2009 at 1:48 pm #
Hahaahha eu me divirto vendo esse “jornalistas”
Logico que o Rio tem seus problemas , como toda cidade grande tem.
Me diz qual a graça que tem Sao Paulo com seus imensos arranha-ceus
e aquela selva de pedra, alto indice de poluiçao e violencia
O problema pra vcs é que o carioca sabe aproveitar a vida
e mesmo com todos os seus “problemas” sabe achar uma espaço ai pra se divertir e viver a vida
Falar mal do Rio nao é nenhuma novidade pra ng
mas em vez que vc ficar criticando pq nao faz algo pra ajudar a cidade a crescer !!!
Vc nao andou realmente pelo rio, tem inumeros lugares pra se conhecer
e nao precisava ficar presa a zona sul carioca
Essa sua reportagem me parece mais uma de um paulista frustrado
a que se só poe defeitos e que la no fundo tem aquela ponta de inveja , pq sabe a bosta de estado que mora (SP)
O Rio tem muito o que melhorar todos sabem disso
Mas é importante saber o que vc pode fazer para ajudar a mudar isso!!
Só criticar?
abs
20/11/2009 at 3:24 pm #
Meus pais são brasileiros e eu inclusive morei uns 2 anos no Brazil, hoje moramos aqui em Paris, e posso garantir-te que não há em seu país cidad mais bela que Rio de Janeiro.
Suas opinoens nao sao reais, Paris por exemplo não é tão bonita quante as pessoas pensam, tem bagunçe igual a qualquer grand cidad Europeia.
Acho incrivel como Rio conseguiu ser tão desenvolvid para turismo, conhece também São Paulo, Porto Seguro e Fernando Noronha, mas o Rio com certeze é mais bonit.
23/01/2010 at 1:26 pm #
eu sei que deve ser difícil passear pelo Rio, e ver suas maravilhas e seus problemas tão explícitos muitas vezes e não ser parte integrante dessa cidade tão bela, ser apenas turista da inveja . Mas como o Rio e uma cidade democrática, assim você viu misturando burguesia com favelas tão perto , isso e rio. Quando vier da próxima vez conheça mais a cidade e estude mas sua historia .
23/01/2010 at 4:25 pm #
Rio, cidade democrática? Como assim? É por acaso onde os ricos tem mais oportunidades em suas vidas e os pobres não, e q é lindo admirar a democracia do contraste social??
bah!
02/03/2010 at 8:28 pm #
Cara , voç so pode ser Paulista …
Inveja por nos termos a 7° maravilha do mundo, o mair campoo de futebol do mundo as melhores praias…
Sim concordo com voç o Rio de Janeiro tem violencia sim e onde qe nõ tem…
A cara vai ver se nós cariocas com muito orgulho estamos na esquina…
Ah sem falar das mulher carioca
Essa concerteza foi a pior coisa qe voç ja fez da sua vida falar mal do Rio de Janeiro.
Beijos e nõ fala mas o Rio assim
29/04/2010 at 9:53 am #
Eu tenho certeza absoluta que você não conhece o Rio de Janeiro.
Quem conhece não diz esses absurdos.
Violência há em qualquer lugar do mundo. mas.. é abençoada com uma natureza que resiste, com pessoas que complementam a simpatia da cidade. É a cidade do verão, do carnaval, do reveillón, da copa do mundo e será das olimpíadas.
Acredito que você tenha feito esses comentários para “aparecer”, afinal, é um comentário totalmente de mal gosto.
24/05/2010 at 11:08 pm #
Fato que algum carioca comeu a mulher dele..rs
28/05/2010 at 9:06 pm #
mais um post pra criar polemica do que realmente informativo, nao se deve levar muito a serio. mas que algum carioca comeu a mulher dele comeu !!! kkkkkkkkkkk
08/06/2010 at 2:55 am #
Sou carioca, e o que falou é a mais pura verdade, pode contar quantos cariocas conhecem o
corcovado ou o pão de açucar ? e se conhecem quantas vezes foram lá, os que querem ir lá é
muito caro,os que podem querem visitar favela pra cheirar uns negócios kkkkkk a população que realmente faz este estado crescer é discriminada como foi no passado os escravos e
indios,são jogados para baixada,morros e interior,a zona sul fede com a violência e
prostituição vivem atrás das grades quem mora lá, a noite é uma criança ou melhor a noite é
um tronbadinha kkkk.os pobres aqui só servem para trabalhar, o transporte é uma merda,(com o
descaso entende-se que a prefeitura e os empresários de ônibus são muito bons amigos mesmo) o transito é uma merda (burrice pura dos governos),o shoping é melhor por que sabe-se que não será assaltado enbora já houve shopings assaltados aqui,na praia chamamos carinhosamente de arrastão kkk,
Nos shopings não terá os menores de quase dois metros e oitenta com as costas largas que nosso governo diz serem protegidos pela lei nos assaltando ou vendendo balas com caras de coitados enquanto a mãe fica fumando a 50 metros,sim estes mesmos menores que são protegidos pela lei mas que a lei não lhes dá nem um kilo de feijão só hipocrisia de governantes corruptos,onde realmente estão os verdadeiros chefões das drogas que nunca acaba nessa merda de lugar até Deus passar o rôdo nas familias desses safados corruptos aqui no Rio,para verem o que é destruir famílias, temos os governos mais burros do brasil, vivem de politicagem, mudam e continuam fazendo bosta, também não vejo graça alguma em uma cidade que só poucos podem curtir, o carioca mesmo essa geração nova a grande maioria só quer putaria, quando viajam geralmente fazem merda e vergonha onde vão,poucos dão orgulho realmente,na verdade o país esta um caos,o Rio é disse é um caos só, até mesmo os ricos filhos de empresários agora gostam de escutar funk se viciar, e visitar favela onde tem bandido, basta ver os jogadores de futebol, bando de burros,enquanto tem gente querendo sair eles querem ir pra favela, isso aqui é uma verdadeira ilusão,quem diz que isso aqui é o melhor lugar do mundo ou é : retardado,ou é corrupto,ou é burro, ou nunca saiu daqui, ou não tem internet,ou é traficante, ou é polícia, ou é governante(tbm classificado como corrupto),ou então se ainda não roubaram…usa begala e óculos escuro !
17/06/2010 at 6:10 am #
Resido ha 18 anos em outro estado,Vila Velha-ES e ja estou arrumando meu retorno em definitivo ao RJ, chegando a conclusao que nao deveria nunca sair da minha cidade.Falta nestes lugares uma coisa que sem esta ninguem vive . AMIZADE.
RIO DE JANEIRO I LOVE YOU
13/07/2010 at 7:45 pm #
O Rio é tão exuberante que comparam ele ao próprio Brasil, como se não existisse outras cidades. Pois todos os problemas econômicos e sociais que apontaram, estão presente em todo o país, porque os nossos ratos da política estão espalhados por todos os lugares. Talvés esses problemas aqui estejam mais explícitos, pois diferente do que alguém falou a população do Rio não é compostosta somente de cariocas, pois temos muitos imigrantes de todas as partes desse lindo país. Será talvés pelas oportunidades que o Rio os dá a nível economico, social? Oportunidade de serem felizes, apesar das adversidades que a vida nos trás? Será que a qualidade de vida é melhor, o que será que esta pessoas buscam aqui? Já que não voltam para sua terra natal? Espero que eles aprendam com os cariocas a dividir com os outros tudo que eles tenham de melhor.
22/07/2010 at 12:53 am #
so vou rir kkkkkkkkkkkkkkkkk
Paõ de açuçar, Corcovado, Praia Vermelha, Morro da Urca, sem falar nas praias que são muitas e pelo jeito vc a muito mal informado OTARIO. Nenhum lugar do mundo é tão lindo como o Rio de Janeiro …Manezão
cariocas são bacanas , cariocas são sacanas, cariocas são bonitos e que não concorda que se mate!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
22/07/2010 at 12:56 am #
O Rio de Janeiro, capital do estado homônimo, é a segunda maior metrópole do Brasil, situada no Sudeste do país. Cidade brasileira mais conhecida no exterior,[6][7] maior rota do turismo internacional no Brasil[8] e principal destino turístico na América Latina e em todo Hemisfério Sul,[8] a capital fluminense funciona como um “espelho”, ou “retrato” nacional, seja positiva ou negativamente.
É um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país, sendo internacionalmente conhecida por diversos ícones culturais e paisagísticos, como o Pão de Açúcar, a estátua do Cristo Redentor (uma das sete maravilhas do mundo moderno), as praias dos bairros de Copacabana, Ipanema e Barra da Tijuca (entre outros), o Estádio do Maracanã, o Estádio Olímpico João Havelange, a floresta da Tijuca, a Quinta da Boa Vista, a ilha de Paquetá, o Réveillon de Copacabana e o Carnaval.
Representa o segundo maior PIB do país[9] (e o 30º maior do mundo[10]), estimado em cerca de 140 bilhões de reais (IBGE/2007),[5] e é sede das duas maiores empresas brasileiras – a Petrobras e a Vale, e das principais companhias de petróleo e telefonia do Brasil, além do maior conglomerado de empresas de mídia e comunicações da América Latina, as Organizações Globo.[11] Contemplado por grande número de universidades e institutos, é o segundo maior polo de pesquisa e desenvolvimento do Brasil, responsável por 17% da produção científica nacional – segundo dados de 2005.[12] Rio de Janeiro é considerada uma cidade global beta pelo inventário de 2008 da Universidade de Loughborough (GaWC).
Foi capital do Brasil Colônia a partir de 1763, capital do Império Português na época das invasões de Napoleão, capital do Império do Brasil, e capital da República até a inauguração de Brasília, na década de 1960. É também conhecida por Cidade Maravilhosa, e aquele que nela nasce é chamado de carioca.
22/07/2010 at 1:00 am #
Curti o Rio de Janeiro ai mane http://www.youtube.com/watch?v=Z00jjc-WtZI&feature=player_embedded
Ja que não tem grana para visitar.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
23/07/2010 at 4:44 pm #
Que cara babaca! Onde é que ele mora? Sampa?
22/08/2010 at 6:20 pm #
Uau Carol!! Como vc é bem informada, se a cidade é tão importante assim, então porque na mesma fonte em que vc encontrou estas informações todas o Rio não aparece como a primeira cidade do Brasil, em termos de PIB por exemplo? E do mundo, é só o 30a. do mundo? Porque ela é apenas um dos principais centros econômicos, culturais e financeiros do país e não o principal? Será que é porque aparece uma outra cidade brasileira mais bem situada, e qualificada como cidade ALFA, não beta, conforme a mesma fonte que vc pesquisou? Você é tão arrogante assim que não consegue admitir e parar de ser tão conformista com as mazelas que sua cidade e todas as grandes cidades tem?
23/08/2010 at 3:31 pm #
Quem é Roberto_NZ ???
coitado….cabecinha fechada…o que fizeram com você aqui no Rio pra ter tanta raiva da nossa cidade?
Vem cá …você conhece Praia do Sono ? Saco do Mamangua ? Visconde de Maua ? Arraial ? Buzios ? Secretário ? Itaipava ? Ilha Grande ? Petropolis ? Angra dos Reis ? Penedo ? Paraty ? Lumiar ? Martins de Sá ?
????????
Então…..Por qué no te callas ?
rsrsrsrs
O carioca realamente gosta muito de praia… se temos 1 horinha livre no dia, pq não relaxar na praia ? Agradeço a Deus por estar com 28 anos e com dinheiro o suficiente para me aposentar e curtir as praias do meu querido e sim violento Rio…..pq qual cidade não tem violência???
Você gosta de mulher ? acho q não né!!!
09/10/2010 at 2:57 am #
Olá, Luís Felipe!
Como vai nossa querida Salvador?
Que comentário infeliz e preconceituoso o seu, heim! Temos problemas sim, mas falando especificamente com vc, sr soteropolitano, não acho que SSA seja melhor. Conheço Salvador, melhor do que muitos baianos, e acho( um achismo legitimado por alguns amigos soteropolitanos, dois inclusive tem como tema de pesquisa a identidade nordestina e como recorte trabalham com a cidade de Salvador) que sua cidade tem uma dinâmica bem complicada, inclusive, muita próxima a do Rio. Falando em termos práticos, Salvador é uma cidade suja( o Rio tb é), com um sistema de transporte complicadíssimo, que funciona melhor um pouco só numa determinada parte da cidade ( no Rio tb é), uma elite( que em SSA é a clase média dos novos bairros como Pituba, Itaigara…) mínima cercada por uma periferia miserável ( a pobreza em SSA é muito mais cruel que no Rio, é fato que a renda no nordeste, e em SSA não é diferente, é bem menor que aqui na região sudeste, centro econômico do país), a noite soteropolitana é fraca, reclamação recorrente, inclusive entre os soteropolitanos( no Rio a noite é bam mais intensa e agitada),os lugares turísticos são perigosos, os turistas são explorados, há uma rede de exploração sexual para atender os estrangeiros…( o Rio tb é assim), é uma cidade carente em termos de espetáculos, música, teatro( obviamente não estou falando da cultura regional, que é maravilhosa), reclamação recorrente também entre os soteropolitanos, que dizem que as coisas só chegam no “centro”, o que seria São Paulo e Rio( bom,não preciso daizer mais nada, pois o Rio…). Salvador é uma cidade com problemas sociais gravissimos, onde a população pobre é extremamente carente e vive desprovida da absolutamente tudo, é uma cidade dividida, onde questões raciais ainda delimitam espaços, onde ainda se tem de uma forma muito latente a dicotomia negro/branco, pobre/rico, e isso infelizmente determina a pessoa e o seu lugar social,o que é muito triste. É uma cidade americanizada, onde o comportamento de uma elite, que no ínicio do século XX tentava negar a nordestinidade de todas a formas, foi incorporada e naturalizada, o que se vê claramente nos estrangeirismos que nomeiam prédios,lojas…basta dar uma olhada nas páginas e relacionamentos dos soteropolitanos, que se verificará que só escrevem em inglês, e o cenário rock não é forte em SSA à toa, existe um contexto social por trás disso, é só pesquisar e procrar entender a própria cidade( já no Rio acontece movimento inverso, de valorização da cultura, do samba, da tentativa de reviver o carnaval antigo, dos blocos, da rua, e a Lapa está aí pra quem quiser ver). Enfim, só estou tentando responder um comentário, como outros aqui, grosseiro e desprovido de de qualquer senso crítico imparcial, mas queria que soubesse, que conheço Salvador, sou uma pesquisadora social, tenho um olhar análitico e um arcabouço teórico que me permitem ter uma visão que infelizmente a grande maioria das pessoas não tem, nem do seu lugar de pertencimento, e mesmo tendo constatado problemas muito graves em SSA, amo essa cidade e pretendo passar pelo menos dois anos aí, trabalhano a minha pesquisa e aproveitando o que Salvador tem de melhor, os soteroplotanos, e espero que vc nos visite sempre aqui no Rio,para aproveitar o nosso melhoer também, os cariocas, afinal é o que todo lugar tem de mais incrível, seus habitantes, com seus costumes e peculiaridades.
Só para encerrar, seu comentário de que os cariocas são um ” povo naturalmente “malandro”, que nao viaja, estuda pouco, e tem tendencias naturais a uma vida sem etica ou mesmo criminosa” foi baseado em algum estudo científico? Será que foi o mesmo em que o diretor da faculdade de medicina da UFBA se baseou para dizer que os alunos de medicina da mesma foram mal no provão porque são burros e só tocam berimbau por tem uma corda( ou seriam duas?) , ou o mesmo que boa parte do Brasil usa para dizer que os baianos são”NATURALMENTE” PREGUIÇOSOS? Bom , faça um exame crítico, que vc perceberá que esse tipo de cometário é baseado só em preconceitos, como qualquer tipo de determinismo, e que não tem fundamento nenhum. Os cariocas, assim como qualquer brasileiro, trabalha muito, única maneira de manter seu sustento, e a população estuda sim, dentro dos limites que o sistema educacional injusto do Brasil permite. Obviamente que as populações menos favorecidas estudam menos e ainda é uma parcela curta da população que tem acesso as universidades, assim como em SSA, não é mesmo? Mas as nossas taxas ainda são superiores, infelizmente o nordeste está atrás no quesito educação, e qui é uma professora te dizendo isso. No quesito educação vocês ainda tem muito a conquistar, e isso se estende ao nível superior, pois academicamente Salvador ainda não tem representatividade nenhuma, diferente do Rio, uma da referências em termos acadêmicos no Brasil, ficando atrás só de São Paulo, o que é uma pena, pq sinceramente gostaria que o país produzisse muito, isso seria m exemplo claro do nosso desenvolvimento intelectual, cultural, mas ainda estamos longe disso.
Sobre as favelas, seria interessante vc repensar seus conceitos também, porque diferentemente do que pensa, nas favelas existem, na sua maioria absoluta, porque se não fosse assim os marginais seriam os donos da cidade, gente de bem. OS MORADORES DAS FAVELAS SÃO TRABALHADORES, VIVEM ALI COM SUAS FAMÍLIAS NUMA LUTA DIÁRIA PELA SOBREVIVÊNCIA, E NÃO ROUBAM, NÃO SÃO ENVOLVIDOS COM TRÁFICO, NÃO MATAM. E se vc pesquisar, o que é bom antes de falar, vai saber que muitas favelas surgiram antes dos bairros de classe média, mas esse assunto é complexo, vou para por aqui. Outra coisa,o funk carioca não é só um estilo músical, está muito mais associado a um comportamento social e porque não dizer cultural, portanto é um assunto complexo também, bem mais complexo, mas não menos vitíma de preconceito do que o Axé baiano. E sobre a bossa nova, ela é sim um movimento, porque não é só música, carioca, extremamente carioca, mais especificamente da classe média carioca, que começou nas reuniões para se tocar violão e cantar nos apartamentos da zona sul dessa mesma classe média. Vc já ouvi falar em Nara Leão? Mais uma vez te aconselho a pesquisar sobre quem foi Nara, a importância que ela teve para o surgimento desse movimento, e a origem da Bossa Nova.
Um grande abraço e daqi a pouco estarei aí, em SSA, aproveitando a beleza e as pessoas deste lugar que aprendi a amar.
15/11/2010 at 5:39 pm #
você é um zé mané!!
fica aí reclamando do sol, da violência, das favelas, lembrando que você está no Brasil!!!!
você devia ter pelo menos um pingo de nacionalidade nesse seu coração!
por isso que o Brasil não vai pra frente!
só tem gente igual à você que reclama, reclama e não faz nada!
onde voce mora é perfeito?
R:NÃO!!!
então, começa a pensar manezão!!!
18/11/2010 at 9:56 am #
Em primeiro lugar, parabéns pelo Blog, foi muito útil. Em segundo, gostaria de compartilhar minha impressão sobre o Rio. Realmente a cidade é linda, as poluídas praias enganam bem, o elevado custo de tudo faz com que você se arrependa de cada centavo gasto e o trânsito de fazer com que qualquer pessoa em sã consciência reflita sobre o que você está fazendo naquela cidade.
Sobre a beleza das praias, a região dos lagos no estado do Rio de Janeiro é muito mais bonita que as praias da capital, e poderia citar pelo menos umas 20 praias mais bonitas (pensando apenas no Brasil).
O patrimônio histórico do Rio está todo degradado e fede a urina.
Cada vez que vou ao Rio a trabalho penso que todos deveriam conhecer o Rio pelo menos uma vez na vida para tirar suas conclusões, no meu caso, não assisto mais novelas da Globo por causa disso.
23/11/2010 at 9:28 pm #
Ae! não estão gostando das praias do Rio…? manda umas 2 ou 3 aqui pro Rio Grande, junto com o calor… hehe. Violência nós já temos não precisa mandar não…
09/02/2011 at 1:24 pm #
A princípio, quero me dirigir ao autor da matéria.
Concordo plenamente que vários pontos marcantes e indiscutivelmente importantes da cidade do Rio de Janeiro, como palácios onde foram sediados governos, repúblicas, não deveriam ficar abandonados pelos cariocas. Concordo que calor o ano inteiro é ruim (eu até moro em uma cidade do sul que faz calor o ano inteiro e sei muito bem como é).
Agora, contrapondo suas idéias, acho que praias e shoppings não estragam a cidade. Viver de coisas sérias o tempo todo, de história do Brasil e tals, é pior que viver de calor o ano inteiro. Viver de coisas sérias sem descanço é viver a vida estressado, e as piores doenças que existem são oriundas de stress.
Acho que toda cidade litorânea tem por “dever” ter praias habitadas o ano inteiro. Não é errado se divertir. Alías, é saudável o passeio e banho de mar e o passeio no shopping, e extremamente extressante a vida reclamando, como foi a impressão que esse blog me passou.
Sobre favelas e violências, leia o como foi que se formou. Só para facilitar, tudo começou com a imigração em massa de 1980.
Agora gostaria de me dirigir ao Roberto_NZ:
Pelo seu texto, que não li todo, você foi extremamente gorosseiro com a internalta. Ser um bom arquiteto não é ser um bom cidadão quando não se sabe ter cordialidade. Se você votou no Cristo Redentor como uma das 7 maravilhas sem achar ele tudo isso, você foi hipócrita. Deveria ter votado no que achava melhor, mesmo que isso resultasse em um anti-patriotismo. EU, apesar de ser do RJ, preferi não votar em ninguém, pois tbm não acho o cristo tudo isso. Prefiro o Jardim botânico, o Maraca, o morro da Urca, os palácios contidos aí, que, concerteza vc nem conhece, …
Um recado a todos. Vão para a praia, namorem bastante, divirtam-se, vão às compras, no shopping conversar quando tiverem tempo livre, pois tudo isso faz bem para a saúde. Viver a vida integralmente para o trabalho só resultará em sérios problemas de saúde.
09/02/2011 at 2:08 pm #
O que adianta dizer se o Rio é bonito, se é horrível ao mesmo tempo como qualquer outra cidade do país. Ninguém é melhor que ninguém não. As praias podem ser visualmente bonitas, mas a maioria é poluída. Se é assim entao ficaria com Floripa que tem serra, a cidade é mais limpa que o Rio, e tem praias mais conservadas.
E depois, quem disse que SP só tem arranha-céus? Lógico que aparece só esta parte da cidade, mas para quem não conhece também tem áreas rurais, serras, cachoeiras e até tribos indígenas. Cada capital, de norte a sul tem suas belezas também, como Floripa, Natal, Curitiba, BH, Manaus, etc. Logico que cada lugar tem as suas beleza, como também tem os seus problemas.
09/02/2011 at 2:09 pm #
Mas com certeza não só o Rio, mas o Brasil como um todo precisa melhorar.
16/02/2011 at 3:13 pm #
O Rio de Janeiro é e sempre será a cidade mais bonita do Brasil, não só porque sou carioca e sim porque é a mais pura verdade. Infelizmente há pessoas estúpidas que denigrem a imagem dessa cidade tão bonita. Um exemplo? VOCÊ. Ou você acha que dariam o apelido de “Cidade Maravilhosa” à toa? De que planeta você vem? Com certeza, um bem distante,que não contempla beleza natural nem verdadeira. Se eu fosse você, seu Bender, eu lavava muito minha boca antes de falar sobre o Rio.
Tenho 22 anos bem vividos e coleciono viagens por 14 estados brasileiros e 8 viagens ao exterior (sendo 3 na Europa) e digo com toda a certeza: AINDA ESTÁ PARA EXISTIR CIDADE MAIS BONITA QUE O RIO!
VIVA O RIO DE JANEIRO! COM SUAS LINDAS PRAIAS, LINDAS OPÇÕES DE LAZER, LINDAS CONSTRUÇÕES HISTÓRICA E, ATUALMENTE, O SÍMBOLO DO BRASIL: O CRISTO, uma das 7MARAVILHAS DO MUNDO!
Agora, sr Bender, leia esse texto antes de abrir sua boca NOJENTA e diga alguma coisa ruim do meu RIO!
16/02/2011 at 3:23 pm #
Vou ter discordar, meu querido. Sou de Santa Catarina e até hoje me pergunto como o Rio pode ser tão bonito…problemas? Ah, querido, todas têm, a diferença é que os do Rio são ofuscadas pelo Corcovado e Copacabana.
Beijos e, da próxima vez seja menos preconceituoso, faz bem para a alma e mais informado, faz bem para o cérebro.
* Ah, não esquece de fala (bem!) sobre Floripa
16/02/2011 at 4:05 pm #
Pessoal, vale a pena lembrar que este texto apenas reflete minha opinião. Não é uma verdade absoluta (pelo menos não aqui).
Discordem sobre os argumentos, mas não sobre meu direito a ter uma opinião.
isso explica também porque vários comentários com visões diferentes foram publicados.
17/02/2011 at 2:44 pm #
Na verdade, não concordo. Acho preconceituoso e coisa de gente invejosa esse seu textinho. Sou do Rio e acho que, tipo assim, suuper nada a ver isso que vocês falam sobre o carioca não viajar! Aliás quem fala isso é que tá suuuper “viajando”. Já viajei muito e ainda assim acho o Rio maravilhoso. voce só pode ser um paulista nojento. JORNALISTA, você? KKKKKKKK; achei que jornalista sabe o que diz.
Beijinho.
17/02/2011 at 2:47 pm #
Olha, eu não tenho nada a ver com essa rixa de cariocas e paulistanos e , se eu tivesse que falar sobre qual eu gosto mais, isso criaria polêmica. E, na verdade, esse Bender criou isso pelo simples fato de gerar polêmica. Acho o RJ lindo e gosto de SP.
18/02/2011 at 2:02 pm #
Como pode alguém olhar para essas fotos exuberantes e dizer que viajar para o rio não tem graça nenhuma? Simplesmente incompreensível
11/03/2011 at 12:19 am #
Com certeza quem escreveu esse texto além de n ser carioca, é de longe alguém sem sensibilidade , que n é capaz de enxergar o que o rio tem de mais bonito. O Jeito carioca de ser… o chá mate gelado da praia, o biscoito de vento, o sotaque carioca.. o chopp nos bares da cidade, escutar um samba ou um outro batuque qualquer.. Correr pela lagoa, e contemplar o cartão postal que é a cidade, parar e tomar uma água de coco..
É, talvez visitar seria msm um saco. Por isso moro no Rio , e amo minha cidade..
19/04/2011 at 1:44 am #
kkk…acabou com o rio…amanha vou devolver minha passagem…
19/04/2011 at 11:32 pm #
Amigo,
Moro em Campinas, pensei em reservar hotel no RJ para a semana santa, mas estou com enorme dificuldade para encontrar vaga.
Você pode achar que o Rio não atrai turistas, mas os fatos dizem o contrário.
A propósito, vejam esse post: http://www.hotel-rio-de-janeiro.net/blog/nao-existe-mais-baixa-temporada-nos-hoteis-do-rio/
Neide
28/04/2011 at 9:44 am #
Sou gaúcho e morei no Rio durante anos. Embora ache a cidade linda (em se tratando de belezas naturais), considero que o Rio está muito decadente. Há sujeira em todos os lugares, a violência impera e o trânsito é horrível. Meu filho mora lá por razões profissionais, mas mesmo ele pretende se mudar quando puder. Mas o problema dessa decadência generalizada não ocorre só no Rio, minha Porto Alegre também sofre de décadas de abandono e hoje é uma cidade feia, suja e perigosa. A verdade é que o Brasil todo virou uma pocilga, basta viajar para o Chile (p.ex.) para ver o atraso em que vivemos.
09/08/2011 at 4:26 pm #
Bom mesmo é a região em que vivo o norte do parana no eixo entre duas das mais belas e desenvolvidas cidades interioranas deste país. Eixo londrina-maringá. Venham conhecer o belo Paraná. Obs: sou carioca mas moro no paraná há dez anos. Existe um belo brasil além do Rio.Gostaria de deixar bem claro que tb amo a minha cidade mas aceito as críticas e julgo o que é verdadeiro de fato e o que não.
17/08/2011 at 7:38 pm #
Antes de afirmar que o Rio de Janeiro é uma cidade maravilhosa, vejam o que inventaram dessa vez: barreiras acústicas na linha vermelha http://topicos.estadao.com.br/fotos-sobre-linha-vermelha/operarios-instalam-barreiras-acusticas-da-linha-vermelha-no-rio,c9829ff0-0dda-41d6-a043-aa98e1160d0f
Quem está levando a grana, óps, construindo uma obra de imensa importância para a humanidade é uma empresa de nome Lamsa – Linha Amarela S.A., do Grupo Invepar – Investimentos e Participações em Infra-Estrutura, especialista em arrancar dinheiro do setor de transportes do país, pertencente à Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI através do BB Carteira Livre I Fundo de Investimentos em Ações), Fundação Petrobras de Seguridade Social (PETROS), Fundação dos Economiários Federais (FUNCEF) e Construtora OAS Ltda., cuja diretoria executiva traz: Gustavo Nunes da Silva Rocha – Diretor Presidente e de Relações com Investidores
Marcos Bastos Rocha – Diretor Vice-Presidente Administrativo-financeiro
Damião Carlos Moreno Tavares – Diretor – Vice-Presidente de Concessões Rodoviárias
José Gustavo de Souza Costa – Diretor – Vice-Presidente de Transportes Urbanos
Marcus Roger Meireles Martins da Costa – Diretor de Gestão e Recursos Humanos.
O conselho de administração traz:
Ricardo Carvalho Giambroni – Presidente
Maria Tereza de Souza Silva – Suplente
Antônio Bráulio de Carvalho – Vice-Presidente
Júlio César Naves Ferreira e Costa – Suplente
Luiz Eduardo Silva Lyra Magalhães – Titular
Fábio Hori Yonamine – Suplente
Alexandre Louzada Tourinho – Titular
Carlos Eduardo Paes Barreto Neto – Suplente
Carlos Eduardo Leal Neri – Titular
Paulina de Menezes Berwanger – Suplente
Manuela Cristina Lemos Marçal – Titular
Paola Rocha Ferreira – Suplente
Carlos Fernando Costa – Titular
Luiz Antonio dos Santos – Suplente
Rogério Pedrinha Pádua – Titular
Roberto Yoshio Miura – Suplente
E o conselho fiscal traz:
Rosalia Maria Tereza Sergi Agati Camello – Presidente
Josedir Barreto dos Santos – Titular
Roosevelt Rui dos Santos – Titular
Paulo Roberto Fogaça dos Santos – Titular
Marcelo Almeida de Souza – Suplente
Adilson de Freitas – Suplente
Álvaro Carlos da Silva – Suplente
Rubens Rodrigues dos Santos – Suplente
Cuja visão é: ser líder e referência internacional no segmento de infraestrutura de transportes.
Cuja visão é: prover e operar infraestrutura de transportes com excelência na prestação de serviços e na geração de resultados que superam as expectativas da sociedade, clientes e acionistas.
E que acredita que (sic): Operamos com base nas melhores práticas de governança corporativa e valorizamos:
Pessoas e Equipes
Honestidade
Responsabilidade socioambiental
Empreendedorismo
Comprometimento
Respeito
Inovação
Ou seja, não dá pra entender como uma criatura consegue criar um fosso tão grande entre o que diz e o que faz.
17/08/2011 at 7:57 pm #
Em 1700 os governos português e inglês traçaram a estrutura da sociedade predatória brasileira: o Rio de Janeiro seria a sede administrativa; São Paulo cuidaria do insumo industrial, desde que não concorresse com os produtos ingleses; Minas Gerais seria absolutamente nada mais do que mineração; e o resto do território não tinha a menor relevância. As minas gerais se restringiam à cordilheira do Espinhaço (entre Ouro Preto e Diamantina), o Rio, mais o porto de Paraty, se restringia a um expediente para embarque de ouro e pedras preciosas para a Europa, e São Paulo, com a população reduzida a mulheres e crianças por causa da evasão de mão-de-obra para as minas, poderia, além da sua mono produção de marmelada, passar a produzir selas e arreios. O fornecimento de pás, picaretas e tudo o mais era reservado aos ingleses. A situação não mudou em nada mesmo depois que passamos a ser subgovernados pelos ianques. A não ser em um detalhe: foi inventada Brasília, arrastando-se para lá a máquina estatal e governamental, restando naturalmente ao Rio o monopólio da mítica indústria cultural (óbvio que a aristocracia e a burguesia carioca não quereriam abandonar suas casas coloniais e mudar-se com os seus servos para a miragem modernista no fim-de-mundo goiano). Abaixo de São Paulo, talvez devido ao clima, acabou por haver a invasão e um domínio maior de germânicos, sempre voltados à sua matriz cultural e genética européia. Acima de Minas sempre existiu o povo amazônico (e periferias), que, a não ser na época da guerra do Grâo Pará, nunca se manifestou por uma identidade política. Ou seja, o Brasil (que de fato é Minas, Rio e São Paulo, em ordem alfabética) é uma sociedade escrava inventada pelos governos português e inglês para servir em atividades principalmente extrativistas. Nesta conjunção, que se estende por todas as Américas, jamais um cidadão nascido aqui, bem como entre o Alaska e a Patagônia, terá os direitos do europeu. Toda a indústria midiática mantém o nosso raciocínio político e cultural nesta condição: temos de ser inferiores ao cidadão europeu. Por isso não ligamos nem por nossas florestas, nem por nossos campos, nem por nossas cidades, nem por nossos bairros. E o fato de ficarmos trocando agressões inúteis como se vê nesta coluna, é porque a Internet é um espaço recente, restrito a jovens, onde há poucas manifestações de pessoas de mais idade, com mais conhecimento e experiência histórica. Talvez até seja por isso que a Internet esteja cada vez mais com a cara da mídia velha. Ainda a respeito do Brasil, prestemos atenção nos mineiros, os mais abestalhados entre todos. Estes, coitados, como se não bastasse a invenção de Brasília, têm de viver sob a miragem modernista estadual no fim-de-mundo da serra do Curral, chamada Belo Horizonte. Nenhum povo jamais tomaria a iniciativa de mudar uma sede de governo: pelo gasto que isso gera, pela ruptura cultural que isso acarreta, pelos interesses particulares a que a isso se agrega, pelos vetores de formação de quadrilha e corrupção endêmica que isso propicia. Isso é coisa que só passa em cabeça de políticos. Exemplo maior do que Brasília não há. Os mineiros são a grande prova da tragédia que é a mudança de uma sede de governo. A invenção de Belo Horizonte foi um golpe de burgueses insaciados contra a sede de Ouro Preto, golpe esse preso inclusive ao grotesco nível do interesse imobiliário. Nesse golpe, o desenho da nova capital de um povo de dois séculos de sangue, suor e ouro foi entregue a um engenheiro e riscado solitariamente numa prancheta a lápis e tinta sobre papel vegetal. Toda a tradição e patrimônio cultural erguida pelos mineiros não representou nada ante a fome de dinheiro e poder dos monstros cujos descendentes ora sublocam as riquezas dos povos da cordilheira do Espinhaço, do Triângulo Mineiro e do sul do estado, e mantêm na mais absoluta miséria os povos das bacias do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Perguntem se alemães, chineses, franceses, ingleses, japoneses, russos, suecos, turcos admitem mudar a sua sede de governo. Se a sede do governo brasileiro não tivesse sido arrancada a fórceps do Rio, não estaríamos aqui trocando grosserias sobre qual é a nossa cidade menos suja e violenta do país (alguém já viu berlinenses e frankfurtianos, parisienses e marselheses, lisboetas e setubalenses, romanos e milaneses se dedicarem a isso?). Estaríamos todos com a nossa referência histórica fixa no ponto zero de nossa formação social, zelando pela conservação dos elementos físicos deste ponto e, a partir daí, voando alto em nossos anseios sociais, turbinados por nossa diversidade cultural e dando exemplos ao mundo pela nossa receptividade idem, livres das armadilhas geradas em cabeças de políticos. Quanto a desvios lá de trás, por mais longe que parecem estar, podemos voltar e pegar o caminho certo como faz o viajante. Realmente, ainda é melhor voltar com a sede do governo brasileiro para o Rio do que continuar correndo atrás da miragem brasiliense e dando dinheiro para políticos e empreiteiras levantarem muros para separar classes sociais como nessa terrível linha vermelha. O povo brasileiro tem gás de sobra pra consertar isso, melhor e mais fácil ainda se compreendermos os projetos para a realização da Olimpíada e Copa do Mundo no projeto de retorno da sede. Posso até ouvir: – Ah, como vai ser gostoso ser brasileiro!
29/09/2011 at 4:59 pm #
Desculpe, mas vc conhece muito mal o Rio. Quatro bairros interessantes? Me poupe… eu poderia narrar ao menos 20. A Barra talvez seja o menos interessante de todos. A cidade tem muito mais que praia. Fugir do calor é extrememente fácil em suas florestas, parques, montanhas ou Jardim Botânico. Conheço 32 países e ainda considero o Rio a cidade mais linda do mundo. Ou vc está seguindo o manual errado, ou conhece as pessoas erradas ou nem sequer se deu o trabalho de perguntar a um carioca o que é que o Rio tem. Pior, seus conselhos são genéricos e sem o menor fundamento.
19/01/2012 at 1:05 pm #
1º se o assunto não fosse o Rio de Janeiro, este assunto não daria tanta audiência como esta dando ( Se o responsável por este quis atingir esse objetivo,escolheu a cidade certa)
2ºAratu, disse uma a coisa mais certa entre todos os comentários ( O problema do Brasil são os brasileiros)
3º Podem criticar e opinar sobre o Rio sim, OBS: se a cidade em que os críticos vivem não tiverem o mesmo ou problemas piores.
4º Se alguem vive em um lugar que não há problemas e tudo é mil maravilhas, das duas uma, ou esta dormindo e sonhando ou esta morto e consequentemente morando no paraiso (no céu.
5º As belezas naturais do Rio são cartão postal da cidade, la não é preciso ter, ”eventos culturais rio a fora. Como frisou nosso amigo acima, dizendo que São Paulo possui mais deste.
6º Sou carioca e foda-se, não sou melhor que ninguém só por morar aqui. Se não gostam daqui, não posso fazer nada, se gostam daqui, idem.
7º Se todos nós discutíssemos sobre a política e os políticos do Brasil da mesma forma que discutimos esses assuntos vamos dizer, ”sem grande importância” talvez cada um de nós ”Brasileiros” estariamos em situação melhor.
8º É muito, mas muito simples mesmo. Se você nasce em São Paulo, a probabilidade de você amar a cidade é bem maior que você a odiá la. Logo se você nasce no RJ, MG, BH, PR idem o que eu disse sobre SP.
9º Todo mundo esta na mesma M…., se você vive no Brasil e é assalariado, esta fudi.., independente de onde more.
10º Mesmo depois de tudo que escrevi, vão aparecer gente dizendo as mesmas coisas, o Rio é isso, SP é aquilo outro, sou + Bahia. Ótimo, opiniões existem para se escutar, avaliar e decidir segui la ou não segui la, dar importância a ela ou não. vamos ser pessoas de mentes abertas, pois eu tinha a mesma opinião sobre SP, mas graças a deus consegui me abri minha mente e enxergar os verdadeiros problemas do Brasil. Obs: sei que não estamos discutindo os problemas do Brasil, mas para bom entendedor, um pingo é letra e meia palavra basta.
27/01/2012 at 10:01 am #
O Rio é uma merda mesmo, moro aqui a infinitos 8 meses, o povo é a pior desgraça deste canto do país, é inacreditável como eles são porcos, relapsos e mal educados. A cidade está toda destruída, as royalties do petróleo enriquecem políticas de incentivo à vagabundagem. As praias estão todas poluídas e impróprias para o banho, a areia está repleta de lixo e dejetos de animais (para não dizer outras coisas). O transporte público não funciona, até mesmo o metro fica “engarrafado” – coisa que só se encontra nesta parte do mundo.
Os hotéis cobram preços absurdos, os restaurantes e bares então…
Pessoas que querem curtir uma cidade amistosa, divertida e organizada não venham para o rio.